quinta-feira, 17 de maio de 2012

Opiniões sobre "Os Vingadores"


 (atualizando isso aqui após 1950 anos sem aparecer, no big deal)

(also, muitos spoilers a partir daqui)

Enfim. Como todo mundo e sua vaca já sabem, fui assistir Os Vingadores (The Avengers, 2012) há umas duas semanas (ou uma, estou ficando cada vez pior a respeito de datas). Antes de falar do filme, um pequeno incidente: a movimentação do Loki na primeira cena (dentro do laboratório subterrâneo da S.H.I.E.L.D) foi tão brusca que me fez engasgar com os M&Ms e quase morrer. E o lanternina viu e não fez nada. Fdp.

OK, às considerações técnicas gerais:

A fotografia estava ótima, bem como os figurinos (quero mandar um high-five a quem quer que tenha desenhado e confeccionado as roupas da Viúva Negra e do Gavião Arqueiro, aquele figurino estava uma delícia. Mas... Quem quer que tenha inventado que seria boa ideia deixar o Steve usar calça coladinha com botas de cowboy deve tomar pelo menos uns bons tapas. Que visão horrível), e a câmera ajudou em vez de confundir (ao contrário do método utilizado em Jogos Vorazes). Os efeitos especiais também estavam excelentes. Em termos de atuação, estavam todos bem afinados e o timing cômico foi apenas excelente - e as piadas eram realmente boas e dentro do contexto. O roteiro foi bem amarradinho e a cena extra pós-créditos (a primeira, não a segunda, porque ainda não vi a segunda. FML) me surpreendeu.

Tudo somado, foi um bom filme. Não exatamente o melhor filme do ano (ainda temos Dark Knight Rises, Brave e O Hobbit - Parte I pra entrar nessa briga, sem contar os azarões que podem aparecer entre maio e dezembro), mas, para mim, valeu o preço do ingresso (que foi meio salgado, OK) e do lanche. Uma boa maneira de passar quase três horas.

Especificidades de gente chata:

  • Loki. Quem me segue no Twitter e no Tumblr sabe/deve ter percebido que eu sou tão Hiddlestoner e parte da Loki's Army quanto meus vizinhos de rede (oiq), e a atuação do Hiddles estava muito boa (fuck what magazines say, ele se saiu muito bem), só que... O Loki não foi o vilão digno de medo e terror. Como a Júlia disse no Formspring dela, talvez tivesse feito uma grande diferença se, em vez de apenas terem nos informado que ele matou pelo menos oitenta pessoas (me corrijam se não foi esse o número), tivessem nos mostrado essa cena, mesmo que rapidinho. Ele mais parecia um vilão de cartoon, fala demais mas não executa absolutamente nada, o que talvez explique porque tanta gente não consegue deixar de torcer por ele apesar da "maldade" (certo, isso e o fato de ele ser interpretado por Tom Fucking Hiddleston, golden retrivier honorário). Acredito que isso foi ainda mais forte para quem assistiu Thor (o que não foi meu caso, tenho ainda menos desculpas que vocês, rs), porque fica a imagem do irmão rejeitado que poderia melhorar se tivesse recebido algum incentivo do pai. Enfim, o que eu quero dizer: se voltarem com o Loki em um próximo filme, mas ainda como vilão, não vai dar certo. Me desculpem vocês que leram os comics, mas na adaptação, parece ser mais fácil visualizar o Deus da Discórdia como um futuro Vingador relutante e passível de redenção do que como big bad (se bem que, por panels aleatórios que vi por aí, o Loki dos quadrinhos faz coisas tão "wtf, kd sentido" quanto o do filme).
  • Eu juro que não sabia que o <3 Agente Coulson <3 aparecia em Iron Man. E isso porque eu assisti o filme, hein (me perdoem, eu não ligava para super-herois que não se chamassem Batman nessa época).
  • Capitão América. Eu gostei tanto, tanto, tanto dele em Os Vingadores, que agora estou simultaneamente com medo e com vontade de assistir o filme solo dele e catar todos os volumes possíveis (e relevantes) dos quadrinhos dele (eu poderia indicar o comics-masterposts @ Tumblr para quem se interessasse em baixar algumas coisas, mas o blog sumiu. Tristeza). Vontade porque quero mais provas de que ele é realmente digno de ser meu heroi favorito e medo porque absolutamente ninguém que eu conheço foi com a cara dele ou dos quadrinhos, haha (a exceção é a Nanase, mas mesmo ela não gostava dele no desenho animado).
  • Hulk. Aplausos para o Mark Ruffalo, por ter conseguido mostrar que, além do monstro verde de computação gráfica que esfregou a cara do Loki no chapisco (ainda não sei se acho graça ou se fico triste com essa cena. Cada vez mais dividida), existe o doutor verdadeiramente genial tentando buscar o controle de suas emoções. E como ele consegue se controlar? Se mantendo com raiva o tempo todo. Acho que é, facilmente, a história mais identificável de todas entre os herois (o segundo lugar fica com aquele biscat do Loki, mas né, ele é o ~vilão~, nem conta). E o Mark é tão fofinho e apertável (alguém já viu o gif dele carregando o Tom? SOS, NÃO CONSIGO PARAR DE OLHAR PRA AQUILO, DOIS BBS FOFÍSSIMOS, QUERO APERTAR /ahem)
  • Impressão minha ou o Gavião foi mais objetificado do que a Viúva Negra nesse filme? Tipo, ela teve a cena do interrogatório no início e um close bem próximo dos quadris durante o interrogatório do Loki, mas eu juro que em toda santa cena com o Gavião, das duas uma: ou a câmera ressaltava os braços dele, ou ressaltava a bunda. Absolutamente nada contra eye-candies, só achei interessante a escolha. Ou talvez o traseiro do Jeremy Renner roube a cena naturalmente, haha.
  • A Viúva Negra foi útil e não acabou o filme toda lovey-dovey com um dos herois. E ainda vai ter filme solo. Já pode soltar fogos e dançar?
(OK, pausa para dois diálogos travado entre eu e minha mãe sobre super-heroínas e o filme da Natasha (não fielmente reproduzidos, porque só lembro da ideia geral):

[Parte 1]
Eu: Tem tanto filme de super-heroi saindo, por que ainda não fizeram o filme da Mulher-Maravilha? Ela é importante, poash.
Mamãe: Ninguém vai ver isso, Raiza. Todo mundo quer ver os caras lutando, mulher é desnecessário.
Eu: ...

[Parte 2]
Eu: A Viúva Negra vai ter filme solo. Já aviso que irei assistir de qualquer jeito.
Mamãe: Você vai sozinha.
Eu: -Q

Vê se eu mereço.)

  • Sobre shipping (porque é minha vida, risos): eu devo ser a única que ainda não vê todo o apelo em Steve/Tony. A interação deles foi bem interessante e tudo, mas as vibes Tony/Loki na cena do apartamento foram fortes demais para meu radar deixar passar em branco. E depois eu fui atacada pelo vírus Steve/Loki, porque o cuddling nesse ship deve ser excelente (e bastante necessário). É, lá vou eu shippar coisa rara de novo.
Conclusão: foram horas muito bem passadas, kd segunda parte (mas que não seja adaptação da Guerra Civil, deixem Cap e Tony ficarem ainda mais amigos antes de darem essa facada em ambos, porfavor). Kd filme solo do Loki. Kd eu assistindo de novo pra ver a cena do shawarma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário